Você sabia que as aves podem dormir voando?

images

Fragatas

Segundo um novo estudo do Instituto Max Planck de Ornitologia encontraram evidências de que as aves podem dormir durante o vôo,é a primeira vez que as aves foram observadas dormindo em pleno vôo.

Muitas espécies de aves fazem o vôo non-stop por dias ou semanas, ou seja, eles seguem viagem sem parar.

A equipe de pesquisadores foi chefiada pelo neurofisiologista Niels Rattenborg , passou um tempo nas ilhas Galápagos monitorando as atividades cerebrais de grandes Fragatas .  As fragatas são aves de grande porte,são aves Pelecaniformes, pertencentes à família Fregatidae  e ao seu único género Fregata. O seu nome comum está relacionado com o seu hábito de assaltar outras aves marinhas, por isso chamadas de Fragatas de guerra.Elas tem asas compridas e estreitas que representam a menor superfície de asa por unidade de peso do mundo das aves. Têm cerca de 1 metro de comprimento, mais de dois de envergadura e uma cauda longa e bifurcada. A sua plumagem é geralmente preta ou preta e branco e os macho apresenta  um com saco gular vermelho,é uma espécie de grande aves marinhas que podem passar semanas voando non-stop sobre o oceano em busca de alimento.

Para gravar a atividade cerebral, a equipe anexou um pequeno dispositivo aos chefes de Fragatas enquanto eles ainda estavam em terra. O dispositivo utilizado foi o eletroencefalografia(EEG) que se indentificou quando as aves estavam dormindo, enquanto voaram sobre o oceano. Após cerca de 10 dias de vôo non-stop, os pássaros retornaram à terra.

A equipe previu que as fragatas que voam exibiriam sono unihemispheric lenta onda (USWS), um fenômeno no qual os animais dormem com apenas um hemisfério do cérebro de cada vez, permitindo-lhes manter um olho aberto para cuidar de possíveis ameaças. Aves como o pato-real ( Anas platyrhynchos ) usam USWS enquanto em terra para permanecer consciente de predadores. Os golfinhos também têm sido observados exibindo o USWS, permitindo-lhes dormir enquanto eles ainda estão nadando.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
Pato Real

Como previsto, as fragatas foram encontrados para usar USWS durante o vôo, deixando um olho aberto enquanto circulavam sobre o oceano. “As fragatas podem estar mantendo um olho aberto para evitar colisões muito parecido com patos e manter um olho aberto para ver os predadores”, Rattenborg explicou.Surpreendentemente, os frigatebirds também foram encontrados para exibir o sono bihemispheric, em que ambos os hemisférios do cérebro estão dormindo ao mesmo tempo. Isto significa que as Fragatas são capazes de voar com ambos os olhos fechados. Os pássaros monitorados mesmo em breves episódios de sono de movimento rápido dos olhos (REM) , ainda que durou apenas alguns segundos.Durante o sono REM, o tônus muscular é reduzido, fazendo com que a cabeça dos pássaros caia. Apesar desta redução do tônus muscular, o sono REM não encontrou padrões que afetem o vôo das aves.

Embora as Fragatas durmam por breves períodos de tempo em pleno vôo, elas passam a maior parte do tempo acordadas no vôo. Em terra, as Fragatas podem dormir por mais de 12 horas em um único dia. Durante o vôo, no entanto, eles passaram menos de 3% do seu tempo adormecido, sono cerca de 42 minutos por dia, em média.

Simplesmente a natureza é incrível e perfeita!

Deixe uma resposta