Top 9 mistérios inexplicáveis da humanidade

Milhares de anos atrás, uma civilização antiga levantou um círculo de pedras enormes e retangulares em um campo no que é agora Wiltshire, Inglaterra. Stonehenge, como viria a ser chamado, tem sido um mistério desde então.

Alguma vez já se perguntou quem construiu Stonehenge?

Existem várias teorias sobre a construção como por exemplo, a teoria do século 19 foi a de que os druidas, um povo que existia na Grã-Bretanha antes da conquista romana, tinha construído como um templo.

stonehenge (1)

Ou como o autor suíço Erich von Däniken sugere que os extraterrestres tiveram um papel na criação de Stonehenge. Os aliens poderiam ter construído Stonehenge como uma rampa de desembarque, pois é uma estrutura forte e resistente que poderia provavelmente segurar uma grande quantidade de peso, e que nos campos vizinhos, muitos círculos foram encontrados. Além disso, dado o enorme tamanho das pedras, movendo-os mais de 100 quilômetros seria uma tarefa quase impossível.

5

E com quais objetivos ela teria sido criada?

Algumas pessoas deduzem que ela pode ter sido feita para um cemitério, pois mais de 50.000 fragmentos ósseos cremados, de 63 indivíduos enterrados em Stonehenge, foram escavados e estudados pela primeira vez por uma equipe liderada pelo arqueólogo Professor Mike Parker Pearson, que trabalha no local e em monumentos próximos há décadas.Os enterros ocorreram em cerca de 3000 aC, de acordo com o pesquisador Mike Parker Pearson, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres, e as primeiras pedras foram trazidas do País de Gales na época para marcar as sepulturas.

Outra teoria sugere que pessoas viram Stonehenge como um lugar com propriedades curativas. Em 2008, os arqueólogos Geoggrey Wainwright e Timothy Darvill relataram que um grande número de esqueletos recuperados em torno de Stonehenge mostrou sinais de doença ou lesão. Os arqueólogos também relataram a descoberta de fragmentos das pedras de Stonehenge – as primeiras pedras erguidas no local – que haviam sido arrancadas por pessoas antigas, talvez para serem usadas como talismãs para fins de proteção ou cura. 

Ou talvez foi criado para imitar uma ilusão de som. Essa é a teoria de Steven Waller, um pesquisador em arqueoacústica. Waller diz que se dois gaiteiros tocassem seus instrumentos em um campo, um ouvinte notaria um efeito estranho. Em certos pontos, as ondas sonoras dos tubos duplos se cancelariam mutuamente, criando pontos silenciosos.

As pedras de Stonehenge criam um efeito semelhante, exceto com pedras, ao invés de ondas de som concorrentes, bloqueando o som, Waller relatou em 2012 na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Mas outros pesquisadores confirmaram que Stonehenge teve uma incrível acústica. Um estudo publicado em maio de 2012 descobriu que o círculo teria causado reverberações sonoras semelhantes às de uma catedral moderna ou de uma sala de concertos.

E algumas evidências arqueológicas revelam que porcos foram abatidos em Stonehenge em dezembro e janeiro, sugerindo possíveis celebrações ou rituais no monumento ao redor do solstício de inverno.

Mas e você, o que pensa sobre todas estas teorias?

Deixe seu comentário aqui e compartilhe com seus amigos sobre sua teoria.

Deixe uma resposta