Curiosidades sobre a constelação de Órion

531 pessoas viram este Fantabuloso post!

 Uma constelação bastante fácil de identificar no céu noturno é a de Órion, cuja sigla é “Ori”. Esta é uma das mais bonitas do céu noturno, e representa a figura mitológica de um caçador ou de um guerreiro gigante em companhia de seus dois cães de caça (representados pelas constelações Cão Maior e Cão Menor).É composto por um trapézio formado por 4 estrelas: Betelgeuze (Alfa), Rigel (Beta), Bellatrix (Gamma) e Saiph (Kappa). No centro deste trapézio se encontra o famoso cinturão de Órion, conhecido também como as três Marias: Mintaka, Alnilam e Alnitak.

Orion 2orion

Na mitologia grega, o mito envolve um caçador, de nome Orion, que defendia a população de uma determinada região de feras selvagens. Ártemis (Diana), a virginal deusa da caça e da lua se apaixonou por Órion. Mas seu irmão gêmeo, o Deus Apolo, que nutria pela irmã um intenso sentimento de posse e ciúme, enviou um escorpião gigante para perseguir Orion.

Continue lendo…

Apolo provocou sua irmã para que ela matasse o escorpião, mas ela acabou atingindo Orion que fugia do aracnídeo. Desesperada, ela pede a intervenção de Zeus, que coloca tanto Orion quanto o Escorpião na forma de constelações no céu.

Diane_auprès_du_cadavre_d'Orion

As duas narrativas devem ter origem no fato de que a constelação de Orion e de Escorpião estão diametralmente opostas no céu. Quando Órion nasce no horizonte leste, o Escorpião se põe, e quando é o escorpião que está nascendo, Órion está se pondo. As duas constelações nunca ficam inteiramente visíveis ao mesmo tempo.

Já os antigos egípcios associavam esta constelação com o deus Osíris, que era a divindade mais cultuada por aquele povo, muito associado com a simbologia básica do eixo Touro-Escorpião: Ele presidia a vida, a força vital presente na terra que dá vida as plantas  e era também o grande juiz que ficava na sala das duas verdades decidindo quem merecia ir para o paraíso gozar da prosperidade eterna.

Osiris

Nesta constelação também se encontra uma das raras nebulosas que podem ser vistas a olho nu, a Nebulosa de Órion que é uma região de intensa formação de estrelas.

Este post foi um tema sugerido pelo nosso amigo Pedro.

Curtiu nosso post? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta